Português English Español Français Deutsch
 
PENICHE SESIMBRA SANTA MARIA FAIAL PORTO MADEIRA   SURF NÁUTICA
 
Cursos Saídas Loja Técnica Santa Maria Cartão Cliente Galeria Quem Somos Contactos
 
  Geral     Geografia    Geologia   Fauna   Flora   História 

 
   
     

Ilha de Santa Maria, Açores

As nove ilhas do Arquipélago dos Açores são todas de origem vulcânica e localizam-se sensivelmente entre 37° e 40° de latitude Norte e 25° e 31° de longitude Oeste, estabelecendo a fronteira Oeste do continente europeu, na ilha das Flores. Residem 244 780 pessoas (dados de 2008) neste território insular de 2 325 km2 , que está a uma distância de 1 815 km do continente europeu (Portugal) e 2 625 km do continente norte-americano (Canadá).

As ilhas do arquipélago foram divididas em três grupos geográficos: o Grupo Oriental, composto por Santa Maria e São Miguel, o Grupo Central integra as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, e o Grupo Ocidental constituído pelas ilhas Corvo e Flores.

Os Açores têm um clima marítimo com temperaturas amenas que variam desde os 16ºC (60ºF) no Inverno aos 26ºC (79ºF) no Verão. As temperaturas do mar sofrem influências da Corrente do Golfo, sendo também elas amenas e entre os 14ºC e os 22ºC em média.

Santa Maria é diferente de todas as outras ilhas. Por essa diferença vale a pena a visita. Por ser a ilha mais a Sul e Este, a sua condição climática torna-se mais quente e seca, facto que se reflecte na sua paisagem, apesar disso também bastante fértil. A paisagem construída, por força de uma maior incidência de colonização alentejana (à qual não será alheia a circunstância climática), ganha também uma relativa autonomia em relação às restantes ilhas do arquipélago (autonomia esta que, de resto, se pode afirmar um pouco por toda a paisagem construída dos Açores).


Haliotis
Padi 5 Star Dive Resort 4th element test centre DAN Padi TecRec Centre Aqua Lung Disabled Divers International