Português English Español Français Deutsch
 
PENICHE SESIMBRA SANTA MARIA FAIAL PORTO MADEIRA   SURF NÁUTICA
 
Cursos Saídas Loja Técnica Faial Cartão Cliente Galeria Quem Somos Contactos
 
 

Faial, Açores

As condições excepcionais de localização dos Açores, quer a nível climático, quer a nível de correntes marítimas proporciona condições únicas para a prática de mergulho, tornando possível, no mesmo mergulho observar diversas espécies de fauna e flora submarinas. Desta forma a Haliotis criou mais um projecto, desta vez o Centro de Mergulho nos Açores, na Ilha do Faial onde poderá encontrar com a Haliotis o maior Centro de Mergulho do Faial.

Debaixo de água a fauna é deslumbrante. Grandes grupos de jamantas, lírios, serras, atuns, são comuns nos mergulhos em bancos oceânicos. São, também, emblemáticos os encontros com grandes meros e a presença constante de, moreias, vejas e cardumes de rainhas coloridas. Os Açores são, sem dúvida, um dos melhores lugares para á prática do mergulho na Europa. Possuímos locais de mergulhos para todos os gostos e níveis de experiência, como por exemplo o emblemático Banco Princesa Alice, Banco do Condor e as baixas do Canal entre o Faial e o Pico, entre muitos outros.

Com 19,8 quilómetros de comprimento e 14 quilómetros de largura máxima, os 173,1 km2da área do Faial apresentam uma forma pentagonal. É a terceira ilha mais habitada do arquipélago, com 15 629 residentes (dados de 2008). A ilha do Faial integra o Grupo Central e é o vértice mais a Oeste das chamadas “ilhas do triângulo”, em conjunto com São Jorge e a ilha do Pico, da qual dista 6 km. O ponto mais elevado da ilha, aos 1043 m de altitude, está situado no Cabeço Gordo, na zona da Caldeira, a 38°34’34’’ de latitude norte e 28°42’47’’ de longitude oeste.

O Tubarão Azul

 
   
     

O peixe adoptado como a mascote da Haliotis no Faial é o tubarão azul (Prionace Glauca), também vulgarmente conhecida por “tintureira”. É das espécies de tubarão mais abundantes no mundo, sendo os seus hábitos preferencialmente oceânicos, podendo também ocorrer em zonas costeiras. Estas apresentam-se em maior abundância com temperaturas da água a variar entre os 13 e os 18 ° C. Apresentam corpo alongado com focinho comprido e cónico. Os seus olhos são grandes e redondos. A primeira barbatana dorsal é baixa e de vértice arredondado. As peitorais têm a forma de uma foice e são estreitas e compridas. A coloração dorsal é azul-viva com os flancos de azul mais claro e o ventre esbranquiçado. É uma espécie que atinge 4 m de comprimento e 205 kg de peso.


Haliotis
Padi 5 Star Dive Resort 4th element test centre DAN Padi TecRec Centre Aqua Lung Disabled Divers International