Português English Español Français Deutsch
 
PENICHE SESIMBRA SANTA MARIA FAIAL PORTO MADEIRA   SURF NÁUTICA
 
Cursos Saídas Loja Técnica Berlengas Cartão Cliente Galeria Quem Somos Contactos
 
  Geral     Geografia    Geologia   Fauna   Flora   História 

Arquipélago das Berlengas

 
   
     

O pequeno arquipélago das Berlengas, situado a cerca de 10km a oeste de Peniche, é constituído pela ilha da Berlenga Grande e recifes adjacentes, as Estelas e os Farilhões-Forcados, estando classificado como Reserva Natural desde 3 de Setembro de 1981.

A Reserva Natural da Berlenga é um local único devido à transparência das suas águas e espólio sub-aquático. É uma reserva marinha e está classificada como "Reserva da Biosfera" pelo Conselho da Europa e desde 2011 "Reserva Mundial da Biosfera", pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).



O arquipélago é constituído por uma ilha, Berlenga Grande e por alguns ilhéus graníticos e rochedos (Estelas e Farilhões) e fica a 7 milhas do Cabo Carvoeiro a noroeste de Peniche. A Berlenga Grande avista-se do território continental quando não há neblina. Podemos encontrar aqui espécies endémicas de flora, além de ser local de eleição para a nidificação de aves marinhas.

 
   
     

Na Berlenga sobre o ilhéu, ergue-se o Forte de São João Baptista, fortaleza militar manuelina, datada de 1502 e ligada à ilha por uma pequena ponte.As pequenas praias de águas transparentes são muito bonitas e ideais para uns bons mergulhos.

O acesso à ilha é feito por barco, o Cabo Avelar Pessoa, que se pode apanhar no porto de Peniche. Demora cerca de 30 minutos a chegar à Berlenga Grande. Poderá regressar ao final da tarde ou pernoitar na fortaleza, existindo também um restaurante na ilha.

 

*A informação presente nesta página foi obtida no site do ICBN, Turismo de Portugal e Candidatura das Berlengas a Reserva da Biosfera da UNESCO


Haliotis
Padi 5 Star Dive Resort 4th element test centre DAN Padi TecRec Centre Aqua Lung Disabled Divers International