Português English Español Français Deutsch
 
PENICHE SESIMBRA SANTA MARIA FAIAL PORTO MADEIRA   SURF NÁUTICA
 
Cursos Saídas Loja Técnica Berlengas Cartão Cliente Galeria Quem Somos Contactos
 
 

Peniche

 
   
     

Foi em Peniche que começou o projeto Haliotis. Infraestruturas acima da média e um modo de operar optimizado fizeram deste projecto uma referência no mundo do mergulho português. Mas nada disto teria sido possível sem as Berlengas.

Desde 1465, no reinado de D. Afonso V, que as berlengas têm estatuto de zona protegida. São, sem dúvida, a zona mais apelativa para o mergulho no continente português. As suas famosas visibilidades e riqueza dos fundos marinhos são um tremendo apelo para os mergulhadores que sonham com experiências mais emocionantes.

Quem já experimentou os mergulhos de paredes cobertas de Gorgóneas, os cardumes infindáveis de pelágicos no Outono com os seus predadores em perseguição sabe que só em longínquas paragens se podem superar as emoções conseguidas aqui.

Baías de águas turquesa, repletas de peixes confiantes, rochedos batidos pelo Atlântico, com cardumes infindáveis de Sargos, há todo um sem-fim de sítios de mergulho para todos os níveis de mergulhadores.

O centro continua a ser um exemplo de qualidade e funcionalidade, continuamente melhorado, recebe em 2012 uma nova embarcação, Lascaris, que mais uma vez se tornará a referência para o mergulho em Portugal.

O Peixe Lua

 
   
     

O Peixe-lua é o ex libris das Berlengas. De nome científico Mola mola, é o maior peixe ósseo conhecido, podendo atingir 3 metros de altura e 2300 Kg de peso. As grandes fêmeas podem pôr numa só postura 300 000 000 de ovos.

Apresenta comportamentos deveras curiosos como o facto de “descansar” de lado na superfície, o que faz com que o seu brilho seja reflectido e visível à distância, estando provavelmente este hábito directamente ligado ao seu nome. É tambem notório o facto de saltar repetidamente fora de água, frequentemente em cardume, o que proporciona um espectáculo realmente interessante.

Actualmente, a chegada dos Peixes-lua à Berlenga, no fim do Verão, é motivo de expectativa, havendo já grupos de mergulhadores que vêm da Alemanha e França para observar este fenómeno.


Haliotis
Padi 5 Star Dive Resort 4th element test centre DAN Padi TecRec Centre Aqua Lung Disabled Divers International