Saídas

Consulte aqui toda a informação sobre as nossas saidas de mergulho. Os melhores mergulhos nos melhores locais de mergulho de Portugal Continental, Açores, Madeira e Cabo Verde.

Próximas Saídas

Encontre a experiência perfeita de mergulho.

Os Nossos Locais

Descubra todos os nossos locais

Navio do Norte

Peixes
Dificuldade
Prof. Max. 33 metros
PADI AOWD

É este o nome dado a este naufrágio pelos pescadores e pela comunidade de mergulhadores nortenhos que se encontra ao largo da vila piscatória de Vila Chã. Também denominado por Tíber, por haver alguns indícios de se tratar de um vapor inglês que se afundou na zona no século XIX. Dos restos do naufrágio ainda podem ser observados parte da carga como canhões e respetivas balas e também várias folhas de cobre. Parte do cavername de madeira ainda é
possível ver a espaços. Existem evidências que as caldeiras do vapor ou o que restam delas se encontram nas redondezas do destroço mas a sua localização ainda não foi definida com precisão.

O naufrágio jaz a uma profundidade de 33 metros, num fundo de areia. É possível observar enormes cardumes de fanecas, imensos congros e polvos e também lavagantes, sapateira e santolas. 

Submarino U-1277

Peixes
Dificuldade
Prof. Max. 31 metros
PADI AOWD

O U1277 foi dos últimos submarinos alemães a ser lançado à água durante a segunda guerra mundial. As suas dimensões eram 67.23 metros de comprimento, 6.20 metros de pontal, 4.74 metros de boca e 9.55 metros de altura e a sua tripulação era formada por 47 homens. A sua missão inicial seria o patrulhamento da entrada norte do canal da mancha. Foi afundado na noite 3 de Junho de 1945, pela tripulação que se entregou às autoridades portuguesas, semanas após a rendição alemã, ao largo do Cabo do Mundo, Matosinhos.

Foi redescoberto para o mergulho em 1973 onde jaz a 31 metros de profundidade, num fundo de areia. A popa encontra-se completamente assoreada e encontra-se inclinado para bombordo em cerca de 45 graus. Apesar de apresentar bastante degradação por algumas décadas de permanência no mar é possível observar ainda grande parte do periscópio. Na proa, que já se encontra parcialmente destruída, podemos ver ainda os lança torpedos e o leme de proa.

Normalmente é possível observar também imensos cardumes de fanecas, enormes congros e polvos, lavagantes e anémonas brancas e rosa. O U1277 é sem dúvida um ícone do mergulho em Portugal, exibindo talvez o naufrágio mais representativo e sedutor da costa portuguesa.

 

Batelão

Peixes
Dificuldade
Prof. Max. 27 metros
PADI AOWD

O Batelão, também denominado de Cantanhede naufragou em Dezembro de 1959, em consequência de uma forte tempestade, juntamente com outro batelão e um rebocador
causando a morte de todos os dezanove tripulantes das três embarcações. Este naufrágio jaz a cerca de 3 milhas de costa, no enfiamento da foz do Douro, Encontra-se a 27 metros de profundidade num fundo de areia. Embora já bastante destruído ainda permanece grande parte da proa e popa. Da zona central resta somente porções do cavername.

É o local preferido para mergulhos noturnos por muitos mergulhadores, apresentado imensas anémonas revestindo o naufrágio e grandes cardumes de fanecas, bem como bastantes congros e polvos. Nos mergulhos noturnos é frequente o avistamento de algumas lulas. É um local de mergulho onde são prevalentes fortes correntes e onde se encontram habitualmente redes fantasma.